A COOPERN

Em Natal, no mês de dezembro de 2009, um conjunto de 20 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, se uniram para apostar seus esforços num projeto ousado e inovador na área da saúde. Nasce dessa sociedade de profissionais a Cooperativa de Trabalho e de Serviços de Enfermagem do Rio Grande do Norte – COOPERN, com um objetivo de oferecer serviços de enfermagem, além de cursos e capacitações para profissionais da área.

Após todo o trabalho legal de constituição da COOPERN junto as entidades legais, no mês de janeiro de 2010 foi dado o primeiro grande passo para a jovem cooperativa: o seu primeiro contrato. A COOPERN começava suas atividades com o serviço que seria seu principal carro-chefe: a assistência à pacientes em internamento domiciliar. Um fator imprescindível estava presente para o atendimento desse primeiro grande cliente: a prioridade para as atividades de educação continuada.

Desde a sua gênese a cooperativa dá um valor especial as atividades educacionais, compreendendo que o conhecimento é um meio importante para transformação do processo de trabalho. Apenas em 2018, a COOPERN realizou 66 turmas de seus cursos de capacitação, contando com a
presença de aproximadamente 1466 participantes, entre cooperados antigos e novos e público externo. Dentre todos os projetos de educação continuada realizados ao longo da história da COOPERN, destacamos dois que tiveram um forte impacto: o Projeto Beija-flor e o Projeto Ética, Comportamento e Comprometimento. Realizado em 2015, o Projeto Beija-flor teve como objetivo capacitar os profissionais por meio de diversas oficinas com foco nas principais atividades relacionada à prática diária do profissional de enfermagem, como suporte básico e avançado de vida, lavagem das mãos, cateterismo vesical, tratamento de feridas, administração de medicamentos, etc. Para complementar essas atividades, em 2016 o Projeto Ética, Comportamento e Comprometimento veio para explorar outras habilidades profissionais que estão além das técnicas, como o relacionamento com os familiares, pacientes e colegas de trabalho.

Voltando um pouco na história, também temos bons frutos para apresentar em nossa regulação profissional. Em 2013 a COOPERN recebeu do Conselho Regional de Enfermagem do RN – COREN/RN, uma placa de reconhecimento pela “Ilegalidade Zero dos Profissionais de Enfermagem”, reconhecendo o alto nível de conformidade alcançado com o conselho de classe. Além disso, a COOPERN é a única cooperativa de enfermagem registrada atualmente no COREN/RN, demonstrando o nosso pioneirismo no estado e o nosso respeito as normas que regulamentam o exercício da profissão.

Ainda assim, todo o nosso compromisso com os cooperados e com as instituições não seria completo sem um retorno direto à sociedade. Dentro dessa perspectiva, a COOPERN realiza e participa de diversos projetos sociais. Destacamos a participação da cooperativa em diversas edições do Dia de Cooperar, promovido pela Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RN – SESCOOP/RN e Organização das Cooperativas do RN – OCERN.

No desenvolvimento dos projetos sociais, destacamos o convênio realizado no ano de 2013 com a Legião da Boa Vontade – LBV, para atendimento de enfermagem nas comunidades atendidas pela LBV. Em 2019 a cooperativa deu início ao projeto COOPERN Saúde, junto ao Lar de Idosos Jesus Misericordioso, levando serviços de saúde e atividades de lazer para os residentes e capacitações para os profissionais, um projeto com apoio do SESCOOP/RN, com destaque na Revista Nacional do Dia de Cooperar em 2019.


Em nossa história, temos muito do que nos orgulhar, mas um olhar para o futuro também é muito importante. Com esse intuito, a COOPERN vem expandindo de maneira estratégica a sua participação no mercado, com a celebração de contratos com clínicas de diversas especialidades, além de inaugurar a presença no ambiente hospitalar no ano de 2018. Essa estratégia levou a um aumento da nossa base de cooperados, que hoje está próximo de 400 profissionais, levando emprego e renda em um momento de crise nacional.

Em seus 10 anos, podemos dizer que a COOPERN é uma cooperativa forte no cenário potiguar, consolidada pelo esforço e trabalho de cada cooperado, com um histórico que muito nos orgulha. Estamos preparados para muitos outros anos, cuidando com excelência.